Menopausa: A segunda Primavera

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Chinesa, Fitoki Technician

OUÇA o áudio com a introdução do artigo

Neste link você vai encontrar o áudio onde Païvi Linna faz-nos uma introdução geral à menopausa e introduz-nos no conceito de Karma da menopausa. Não o perca!

relogio biologico

Uma oportunidade para melhorar a saúde

Menopausa oferece tanto um desafio como uma oportunidade para alterar o estado da nossa saúde. Como os problemas menstruais, os sintomas da menopausa são indicadores claros de onde estamos desequilibrados. Isto origina que a menopausa seja a terceira oportunidade de ouro para mudar o estado da nossa saúde.

Se o Fígado estiver desequilibrado, a menopausa pode parecer um túnel sem fim. É como os tempos pré-menstruais, as contínuas mudanças emocionais de ira e raiva, depressão é um sentimento constante e não resolvido por não estar satisfeito. Os sintomas típicos são, por exemplo: ondas de calor, calor nas palmas das mãos e nos pés, secura vaginal, perda de libido, irritabilidade, insônias, dores, fadigam, comichão na pele e perda de memória.

A menopausa está principalmente associada com a deficiência renal (Yin, Yang e Jing). A deficiência de Yin do rim tende a afetar ainda mais o Coração e o Fígado, enquanto a deficiência de Yang do Rim afeta o Baço. Quando o Jing do Rim diminui, também o Yin e o Yang dos Rins diminuem, mas, sobretudo o Yin pois o Jing é a natureza Yin. De qualquer forma, as mulheres com a idade da menopausa tendem a ter mais sintomas de deficiência de Yin com calor que deficiência de Yang.

A fase da menopausa esgota o Jing do Rim e isso declina automaticamente no útero e os ovários para a menstruação e termina com a reprodução. A capacidade das mulheres de criar Qi extra para dar nova vida, acaba-se. Os ovários param de produzir óvulos e diminuem, e o corpo gere menos estrógeno e progesterona. Algumas mulheres têm menstruação até aos 60 anos, A idade exata de parar a menstruação oscila consoante os casos. Outras até aos 50 e cada vez temos mais casos de menopausa prematura. Oficialmente diz-se que as mulheres têm menopausa quando não tiveram “períodos” num ano.

O canal Chong Mai é esvaziado e há menos Yin no corpo da mulher. Caso o Yin se esgote, o Tian Gui também se esgota e lembramos que a nutrição do Tian Gui depende da essência, que está precisamente em declínio na época da menopausa. A diminuição da essência do Rim é algo normal, tal como a diminuição da quantidade de hormônios responsáveis pela menstruação. Na verdade, todas as pessoas perdem o Jing ao longo dos anos. O que não é normal é sofrer uma série de sintomas e passar o tempo de menopausa mal. O bom é saber que podemos parar esta “perda” natural de Yin e Jing e também viver o tempo da menopausa melhor, se sabemos reforçar a nossa força vital. A medicina chinesa tem demonstrado oferecer muita ajuda a muitas mulheres e assim, viver melhor a segunda primavera e até mesmo aproveitá-la.

transicao menopausa

Onde, como, quando e por que perdemos a nutrição de Rim?

Desde o ponto de vista taoista, todos os seres humanos teriam de fortalecer o nosso Jing. O Jing é a força vital primordial nos seres humanos. É a nossa reserva genética e determina o poder da nossa vida e no final, decide se temos uma vida longa ou não. Uma pessoa com uma grande quantidade de Jing terá boa saúde, será forte e resistente e poderá alcançar uma grande longevidade.

O Jing é esgotado pela própria vida, dia a dia e momento a momento. Toda a doença e a má vida, maior ou menor grau, diminuem o Jing; ao mesmo tempo, num círculo vicioso, a redução de Jing nos torna mais suscetíveis a doenças, degeneração e envelhecimento geral. Quando o Jing se esgota devagar ou rapidamente, envelhecemos, degeneramos e depois morremos. Toda a morte está associada com a perda de Jing.

Portanto, é essencial que as pessoas tenham mais consciência de como, quando e em que situações “perdem” o seu Jing. Como resultado, mudar seu estilo de vida e hábitos para travar estas perdas. A acupuntura não aumenta diretamente a Jing no corpo, é capaz de harmonizar o corpo de uma forma dramática para evitar vazamentos e permitir que o corpo restaure o Jing com alimentos como tónicos e ervas. Por este motivo, é aconselhável integrar a dieta e a fitoterapia chinesa de Medicina juntamente com a prática da acupuntura.

estilo de vida

Dieta e estilo de vida durante a menopausa

Durante a menopausa deve-se impedir um sobreaquecimento do Fígado e enfraquecer ainda mais os Rins. Por esta razão, é recomendável:
o Evitar e/ou reduzir ou eliminar as bebidas “Yang”, como por exemplo: o café, o álcool, especialmente o vinho tinto e até mesmo em alguns casos o chá. Estas bebidas aumentam o Calor no Corpo
o Evitar comida picante, carne de ovino e em geral carne em excesso.
o É importante obter uma quantidade correta de proteína por dia para que as ânsias do açúcar não aumentem. (Existem muitas proteínas vegetais que podem ser combinadas com a proteína animal!)
o Parar de fumar e tomar substâncias narcóticas. Drogas e cigarros consomem Yin e geram Calor no corpo, aumentam os irritantes sintomas da menopausa e eliminam os antioxidantes, a vitamina C da pele e aceleram o envelhecimento em geral
o Evite o açúcar. Açúcar em excesso na dieta cria humidade e enfraquece o Baço, resultando em excesso de peso e que outras doenças possam aparecer.
o Não deixar de tomar carboidratos ou seguir uma dieta muito restritiva de hidratos de carbono. Se não comemos carboidratos, o Fígado tem de tomar glicogénio e eventualmente consome o Yin.
o Tomar substâncias que tonifiquem o rim. (veja a lista no final do artigo)!
o Exercícios respiratórios e físicos (Qi Cong, Tai Chi, Gyrotonic, Yoga…) para manter as articulações saudáveis e flexíveis e oxigenar o corpo até ao nível celular

O stress e o Jing

Quase todo o stress diminui o Jing. Se uma pessoa é personagem adaptável e flexível e tem uma grande quantidade de Qi, que também circula livremente, é possível que possa superar uma grande quantidade de stress diário (menor) por um longo tempo. No entanto, o stress desgasta o nosso Jing e apesar de sabermos repô-lo, perderemos todos os dias um pouco. O Jing NÃO se repõe automaticamente como faz o Qi. Simplesmente desaparece se não soubermos como substituí-lo ou mantê-lo através da alimentação e/ou da fitoterapia chinesa. Um stress intenso ou agudo esgota uma grande quantidade de Jing rapidamente, o que nos faz envelhecer em uma noite. Você provavelmente já viu pessoas próximas que após um período de alto stress ou época ruim, parece que ganharam 10 anos mais ou mesmo viveram-nos em sua própria carne.

Infelizmente, nenhuma terapia em si pode eliminar o stress de nossas vidas. É questão que um ponha um final às coisas que lhe trazem stress e faça as alterações necessárias para ter uma vida mais harmoniosa e pacífica. As terapias apoiam e acompanham no processo, mas nunca farão o “clique” necessário na vida da pessoa, isso deve ser feito pela própria pessoa. Pessoalmente, recomendo começar a fazer meditações todos os dias, mesmo que seja apenas 10 a 15 minutos. A calma é conseguida com o tempo e consistência e ajuda-nos a ver as coisas de outro ponto de vista. Se não formos capazes de parar de alguma forma, dificilmente veremos uma saída para os problemas que possamos ter.

Alimentos e substâncias para tonificar o Rim

É altamente recomendável que as mulheres, a partir dos 40/45 anos, ou seja, muito antes do início da menopausa, comecem a consumir regularmente substâncias que tonifiquem o Jing, para manter e melhorar as funções do cérebro, da saúde articular e para aumentar a juventude e vitalidade geral e assim, lidar com a menopausa em melhores condições. Aquelas mulheres com uma fraqueza constitucional da essência (desenvolvimento lento, infertilidade) ou com muito stress e estilo de vida stressante devem começar a consumir essas substâncias bem antes dos 40-45 anos!

Listagem de alguns alimentos e plantas que podem ser usadas em desequilíbrios do Rim:

o Nutrir o Yin e remover o Calor: com sintomas como sufoco, calor em 5 furos, transpiração excessiva durante a noite, cara vermelha.
Pêra, kiwi, raiz de lótus, bagas de Goji, amoras, leite, gemas de ovos, frango negro, Sheng Di Huang, coelho, pato, ostras
o Nutrir o Yin do Rim: com sintomas tais como tontura, zumbido, dores nas costas e nos joelhos, sufocos, suores noturnos, sede.
Sementes de gergelim (hei zi ma) sobretudo das pretas, sementes de soja preta, tofu, bagas de Goji (gou qi zi), leite, castanha de caju, Rim e carne de porco orgânico em geral, painço, aveia, feijão vermelho (o do Rim, é neutro, apesar da sua cor vermelha), feijão-verde (phaseolus vulgaris> feijão verde, sépia)
o Aqueça o Rim (Yang): com sintomas de dor/desconforto lombar, extremidades frias, fadiga, micção frequente e à noite.
Nozes, castanhas, cebolinho chinês, feijão chinês, camarão, Tu Si Zi, Yin Yang Huo, canela, tília, Cantharellus cibarius ou rossinyol, cominho, cordeiro, líchia, morango fortalece o Yang do Rim e seu “Zhi”), urtigas fortalecem o Yang do Rim, pinhões, pistácios, alho-porro, quinoa, anis
o Substituir a essência (Jing) e a medula óssea: com sintomas de dor/lombares e de joelhos, envelhecimento precoce, infertilidade, fadiga em geral.
Sementes de sésamo, castanhas, Cordyceps, bagas de Goji, sementes de soja preta, Ganoderma, mexilhões, ossos de animais, corvina.
o Outros:
– Os arandanos fortalecem em geral os Rins, o Fígado e os ossos, ligamentos e os dentes.
– As uvas nutrem o Qi, o Sangue e fortalecem os rins e os ossos, ligamentos e o Zim do Rim = a vontade.
– Os cogumelos em geral nutrem o Rim.
– O aipo também fortalece o Rim, em geral.
– A couve em geral hidrata todos os órgãos e fortalece os ossos e os ligamentos.
– A abóbora nutre o Rim em geral.

fases menopausa

Os sintomas mais comuns de desequilíbrio na menopausa

Apesar de esgotar a essência e o Yin do Rim, o órgão com mais sintomas e/ou problemas durante a menopausa que costuma criar é o Fígado. Portanto, é importante tratar o fígado em todos os sintomas da menopausa. Após a menopausa, o foco deveria concentrar-se no Baço/Estômago.
o Desarmonia do Coração e do Rim
este sintoma é provavelmente o mais comum na menopausa, embora também possa ocorrer em outras faixas etárias. A desarmonia do Coração e do Rim quer dizer deficiência de Yin do Coração e do Rim com Calor excessivo. Normalmente é causada por stress emocional, trabalho em excesso, desilusão, perda de sangue e/ou diminuição da essência do Jing.
Os sintomas típicos são a inquietação mental, insónia, memória fraca, palpitações, dor e fraqueza da região lombar, sono perturbado por pesadelos, tonturas, zumbido, boca seca, transpiração, calor nos cinco buracos, ondas de calor, úlceras na boca e irregularidades menstruais.
o Excesso acima Deficiência em baixo

Muitos sintomas da menopausa originam um padrão misto. A diminuição da energia dos Rins é agravada pelo mau estilo de vida moderno. No momento da menopausa peri, tantos excessos que deficiências existem:
– Podemos ter dor e fraqueza na área lombar e nos joelhos e muita tensão na parte superior das costas, ombros e trapézio por exemplo.
– Falta de energia com insônia.
– Sintomas combinados de Frio e Calor.
– Suores noturnos com obesidade.

Os sintomas mais comuns no momento da menopausa são as ondas de calor e a transpiração excessiva durante o dia e à noite e a secura vaginal. Esses sintomas são um exemplo claro da deficiência de Yin do Rim com Calor. Estes sintomas tendem a ser piores se a pessoa é também muito irritada, furiosa ou frustrada, ou seja, tem um grande excesso no seu Fígado, de estagnação e/ou Calor/Fogo. Podemos ter a certeza de que quanto mais zangado se esteja, mais molestos se tornam estes sintomas, é como um peixe morder o rabo.

AQUI pode encontrar alguns desses sintomas e como podemos tratá-los.

existe solucao

Os sintomas da menopausa, de acordo com a medicina chinesa e fórmulas recomendadas

o Deficiência de Yin de Fígado e Rime
Retirada da menstruação com ondas de calor na tarde/noite, suores noturnos, fraqueza e dores lombares e de joelhos…
F011 – LIU WEI DI HUANG WAN
o Deficiência de Yin com subidas de Yang
Retirada da menstruação com ondas de calor pela tarde/noite, suor à noite, calor no “5 furos”, fraqueza e dor lombar e de joelhos, irritabilidade, suores noturnos, olhos vermelhos, cefaleia lateral, tonturas, zumbido, fraqueza e rigidez na parte inferior das costas e joelhos, boca seca, pele, cabelos secos, prisão de ventre, pouca urina e escura, língua vermelho com pouco ou sem revestimento, pulso fino e rápido ou flutuante.
F011 – LIU WEI DI HUANG WAN+ V001 VARIAÇÃO PARA PROMOVER OS OLHOS (sintomas na parte superior) OU
F011 – LIU WEI DI HUANG WAN + V003 DISPERSAR O CALOR E NUTRIR O YIN
o Deficiência de Yang
Retirada da menstruação com ondas de calor nas primeiras horas da manhã com sensação de frio interno (mãos e pés), fraqueza e dor nas costas e joelho, pele pálida, fraqueza e rigidez lombar e dos joelhos, fadiga acentuada, depressão, urina clara e abundante, edema nas extremidades, língua pálida e inchada, profundo e pulso fraco.
F016- ER XIAN WAN + V012-VARIAÇÃO PARA FORTALECER O YANG
o Desarmonia de Yin e Yang
Retirada da menstruação com ondas de calor, mas com sensação de frio interno (mãos e pés), urina clara e abundante, sede, calor “5 furos”, suor de noite, agitação mental, boca seca, tonturas, zumbidos.
F016 ER XIANWAN
o Deficiência do Baço e Coração
Retirada da menstruação com ondas de calor, palpitações, insónia, sonhos abundantes, tonturas, perda de memória, anorexia, distensão abdominal, astenia física e mental, hematomas subcutâneos, fezes pastosas.
F012 – GUI PI WAN
o Desarmonia do Coração e do Rim
Retirada da menstruação com ondas de calor durante a noite acompanhada de palpitações, insónia, agitação mental (ansiedade), problemas de memória, suores noturnos, tonturas, zumbido, boca seca, pele seca, dor e picadas lombares e nos joelhos, urina escura e pouca, constipação, língua vermelha com pequena camada ou camada com fissura central que pode atingir o coração, o pulso fino e rápido ou flutuante vazio.
F017 – TIAN WANG BU XIN WAN:
o Tan/Flema com estagnação de Qi
Retirada da menstruação em mulheres jovens, obesas, náuseas, obesidade, opressão e plenitude torácica e epigástrica, peso generalizado, escarro na garganta, náuseas, pouco apetite, tonturas, irritabilidade, inchaço dos seios, língua com bordas vermelhas com camada espessa e pegajosa, pulso inconstante e corda de pulso.
Nota: Este sintoma aparece na menopausa prematura em mulheres jovens e obesas.
F019 – XIAO YAO WAN + F027 – ER CHEN WAN
o Estancamento do Qi do Fígado
Retirada da menstruação com ondas de calor, tensão muscular, especialmente na área escapular/cervical e pescoço, irritabilidade, mau humor, mudanças de humor, uma pessoa nervosa, suspiros, distensão nos hipocôndrios e do peito, soluços, depressão, sensação de nó na garganta, língua normal, sequência de pulso e tenso, possivelmente rápido também.
F019 – XIAO YAO WAN
o Êxtase de Xue
Retirada da menstruação após o período de menstruação irregular, coágulos de sangue escuro, sufocos, hipertensão, agitação mental, dor abdominal, pele escura, língua púrpura, pulso áspero ou agitado.
Nota: Este sintoma aparece na menopausa com uma história de períodos irregulares com coágulos escuros onde o período parou por um tempo até chegar a menopausa.
F010 – SI WU WAN + V005 – MOBILIZAR A CIRCULAÇÃO DE XUE

Bibliografía:

Andrews, L., 7 Times a Woman – Ancient Wisdom on Health & Beauty for Every Stage of Your Life, Alcyone Press, San Diego, 2013.
Base de datos de Shen Nong, (Internet), Acceso 05/11/2018. Disponible en http://www.shen-nong.com/eng/exam/specialties_menopause_food.html
Borten, P., A Non-Traditional Category: Herbs That Nourish or Support Jing, Database of Chinese Herbal Medicine, (Internet), Acceso 26/10/2018. Disponible en https://chineseherbinfo.com/category/single-herbs/herbs-that-nourish-and-support-jing/
Garay.C., Apuntes de la Asignatura Medicina Interna de MTC – Menopausia – ISMET, 2013.
Garay.C., Méndez Pendavis.C., Sales.J., Richard.T. Compendio de Fitoterapia China para el profesional de la Medicina Tradicional China, Fitoki, 2010.
Teeguarden, R., Replenishing and Restoring Jing, Acupuncture Today, Vol. 15, Issue 07., July 2014.
Torssell, P., Kiinalainen ravinto-oppi- Tavallisimpien ruoka-aineiden vaikutus hyvinvointiimme, e-wb Helsinki, 2012.
Yifang, Z., y Yingzhi.Y., Your Guide to Health with Foods and Herbs – using the Wisdom of Traditional Chinese, Medicine, Better Link Press, 2012.