Insuficiência Yang e Frio em problemas digestivos

Insuficiência Yang

Neste artigo falamos sobre a insuficiência de Yang e de Frio em problemas digestivos e como o podemos tratar com a fitoterapia chinesa e de acordo com os princípios da MTC. A fraqueza digestiva é algo muito comum e permite a passagem do Frio e a humidade no organismo e gera incómodos como podem ser a dor abdominal, vómitos, diarreia, inchamento do abdómen etc.

O Frio é uma energia perversa

O Frio é uma energia perversa que pode ser externa ou interna. O frio é um fator patogénico Yin que debilita com facilidade ao Yang, que não pode lutar contra o excesso de Frio e aquecer o organismo. Consequentemente, o organismo não pode realizar as suas funções de transformação energética ou mesmo retardar: a produção e o transporte do Qi, do Sangue e dos líquidos orgânicos.

Insuficiência YangA energia perversa Frio tende a invadir o Jiao médio, principalmente quando o paciente se alimenta de uma maneira inadequada. Por exemplo, com um excesso de alimentos de natureza fria (alimentos crus, saladas, fruta, bebidas frias, e sobretudo, gelo), ou a consequência de um tratamento por purgação não adequado ou excessivo. As fórmulas que aquecem o centro ajudam a tratar uma situação de um frio grande, que pode ser associada a uma deficiência de Baço e Estômago. Estes transportam e controlam a transformação dos alimentos.

Tipos de Frio no nosso organismo

O Frio externo pode penetrar no organismo (pelas vias externas) e ser incorporado progressivamente às zonas mais profundas, se a energia defensiva do corpo não reagir. Os ataques do Frio externo são geralmente agudos.

O Frio interno classifica-se em Frio interno na sua plenitude e em Frio interno por insuficiência. Frio InternoO último deve-se à insuficiência de Yang de Baço, mas também pode ser pelo Yang de Rim, Coração ou por Qi de Pulmão. Uma alimentação inadequada, baseada na ingestão habitual ou excessiva de alimentos crus ou de natureza fria que podem provocar um Frio interno. Também certos medicamentos ou práticas terapêuticas não adequadas danificam o Qi e o Yang do organismo e favorecem o aparecimento de Frio intenso. Um exemplo seria usar a purgação repetidas vezes ou o que ultimamente está muito de moda abusar das dietas “detox”. Ao “limpar” um organismo deficiente de energia e nutrientes, principalmente com substâncias ou alimentos de natureza fria só aprofunda a insuficiência de Yang e ajuda a desenvolver o Frio interno.

Um ataque frontal de Frio Externo gera o Frio Interno por plenitude quando o Frio externo invade:

  • O estômago produzirá vómitos e dor epigástrica
  • Os intestinos haverá diarreia e dor abdominal
  • O útero haverá dismenorreia

 

Como sabemos se há frio?

Como sabemos se há frio?

  • Dor epigástrica abdominal intensa e aguda com início súbito, que piora com o frio e melhora com a aplicação de calor
  • Arrepios
  • Falta de apetite e de sede
  • Extremidades frias
  • Ausência de sede
  • Deseje de aplicar calor na zona do estômago
  • Fatiga
  • Diarreia
  • Língua pálida, capa branca, deslizante, Pulso profundo, lento
  • Também é possível sentir náuseas, regurgitar, vómitos ou Hipo pelas manifestações do Qi contracorrente

Identificar uma deficiência de Yang

Uma pessoa com uma base de deficiência, sobretudo de Yang digestivo, observará rapidamente os sintomas de Frio digestivo à mudança alteração de tempo ou da sua alimentação. Às vezes, um simples copo de água fria (sem gelo) pode provocar uma dor intensa no abdómen. Podemos sabê-lo se sentimos alguns destes sintomas: digestões lentas, falta de apetite, distensão abdominal ou fadiga, por exemplo. A insuficiência de Yang não acontece numa noite, vem lentamente em consequência da insuficiência de Qi do Baço. Primeiro sentimo-nos cansados, sem força e temos problemas digestivos ligeiros que com a passagem do tempo começam a piorar e começamos a ter mais sintomas de frio.

Excesso da flema-humidade no sistema digestivo

Também algumas vezes encontramos pessoas que não só sofrem de insuficiência e de Frio como também aquele que têm um excesso da flema-humidade no sistema digestivo (Baço-Estômago e intestinos) ou sofrem de insuficiência digestiva e humidade, sem sintomas importantes de Frio. A presença da flema-humidade nas digestões é muito fácil de detetar: fezes soltas mas pegajosas e/ou gordurosas, com maus cheiros, mucosidades nas fezes, mal sabor na boca pelas manhãs, língua com capa mais pesada que o normal, pulso escorregadio, sensação de peso, por exemplo. E curiosamente, a humidade é também um fator patogénico Yin, tal como o é o Frio. E neste contexto poderíamos perguntar, porque nunca se fala do excesso de Yin na medicina chinesa? De acordo com Douglas Kihn o sinónimo para o excesso de Yin podia ser o excesso de gordura e de humidade corporais. (*)

(*) Leia sobre um seu artigo interessante: The Deficiency Myth, Acupuncture Today março 2014, Volume 15, edição 03.

Princípios terapêuticos para eliminar o Frio Digestivo

Eliminar o Frio Digestivo

No tratamento do Frio em que nós aplicamos a regra terapêutica do “aquecimento”, que é compatível com a estratégia da” tonificação do Yang”, embora diferente e teria de se diferenciar as substâncias que ajudam a tonificar o Yang, das substâncias que aquecem o interior. Ao adicionar as substâncias que tonificam o Yang, pode-se completar a eficácia das fórmulas.

Para tratar o Frio podemos distinguir três categorias, de acordo com a zona do corpo:

  • Aquecer o centro (Jiao médio)
  • Recuperar o Yang
  • Aquecer os meridianos ou para os desbloquear em formas extremas de imobilidade ou de congelação por Frio

Remédios e fórmulas da fitoterapia chinesa para o Frio digestivo

Remédios na dieta alimentar

Podemos fazer muitas mudanças com os alimentos que comemos, consequentemente, primeiramente o que devemos mudar é a nossa alimentação. Se houver algum desconforto digestivo, seja de que tipo seja, deve-se evitar:

Dieta para eliminar o frio digestivo

  • Evitar comida crua, saladas, fruta e beber água ou outras bebidas frias, caso tenha muito desconforto ou dor com origem numa debilidade e/ou Frio.
  • Deve-se tomar muitas infusões digestivas com espécies quentes como gengibre, canela, cravinho, pimenta negra e também se pode adicionar outras espécies que ajudam à digestão e são mornas: alcaçuz (raiz-doce), anis, erva-doce, por exemplo.
  • Não comer em excesso proteína animal e hidratos de carbono como massas, por ter pouco fogo digestivo. Melhor comer peixe, arroz ou quinoa, por exemplo.
  • Os melhores métodos para cozinhar seriam: ao forno, fervura, estofados, caldos, purés, sopas, cozedura lenta ou grelhados.

Pessoalmente, penso que o inverno é a melhor época do ano para as sopas, purés e guisados quentes.

  • Adicione ervas tíbias e quentes na água e aproveite esse calor que proporciona na comida. No caso dos estofados, uma ideia brilhante é aproveitar o caldo e o resto das verduras e ervas. Podem ser triturados e feitos em puré, come-se facilmente, requerem pouca digestão e além disso são de bom sabor.

Remedios con fórmulas de medicina chinesa

Deixo-lhe algumas fórmulas que se podem usar no caso de ter sintomas de Frio digestivo.

  • O remédio mais simples e fácil para ter em casa é a fervura de gengibre fresco com açúcar louro: Sheng Jiang Hong Tang Tang. Trata-se de pôr rodelas de gengibre fresco e fazer uma fervura na água. No final adicionar um par de colheres de açúcar louro. Ajuda a eliminar o Frio digestivo mas só em casos leves.
  • Uma outra opção é ferver o gengibre fresco com canela em pau durante 15-30 minutos e beber a infusão. Aconselhável quando estamos nos primeiros estados catarrais, porque não só se aquece como também se liberta a superfície e tenta-se eliminar o fator patogénico.
  • A fórmula Liang Fu Wan é uma fórmula simples para eliminar o frio do Estômago e serve para dores epigástricas e além de quando há um estancamento de Qi.
  • Uma outra fórmula simples é a Xiang Su San, que podemos tomar se além do Frio temos vómitos e há humidade.
  • Huo Xiang Zheng Qi San é uma fórmula para eliminar o Frio-Humidade em casos agudos, sobretudo nos casos de náuseas e vómitos.

Medicina chinesa Eliminar o frio digestivo.

  • Li Zhong Wan é uma fórmula para tratar quer a insuficiência digestiva quer para eliminar o Frio, mas não trata a humidade. Esta fórmula tem diversos nomes: Ren Shen Tang, Zhi Zhong Tang ou Ren Shen Li Zhong Tang. Deve considerar-se que Li Zhong Wan e Si Jun Zi Wan (a fórmula básica para tonificar o Qi do Baço) são muito similares. A diferença é a presença de Fu Ling em Si Jun Zi Wan e Gan Jiang no Li Zhong Wan. A partir destas 2 fórmulas, adicionamos as substâncias que Transformam a Fleuma-Humidade, Mobilizam o Qi e favorecem a Digestão, Tonificam o Yang do Rim, Nutrem o Sangue, etc., surgem fórmulas múltiplas que tratam também as patologias derivadas das Insuficiências de Qi e/ou Yang do Baço e também do Pulmão. Em Fitoki temos a variação V004 que aproxima esta base da fórmula de Li Zhong Wan, mas é um pouco mais quente do que Li Zhong Wan.
  • Gui Fu Li Zhong Wan é uma variável de Li Zhong Wan onde se adicionou Fu Zi e Rou Gui na fórmula, e portanto aquece muito mais que a fórmula base. A versão V004 em Fitoki é muito similar que esta variação de Li Zhong Wan, mas sem o Aconiti que não podemos usar por assuntos legais em Espanha.
  • Fu Zi Li Zhong Wan é outra variável de Li Zhong Wan onde foi adicionado Fu Zi. Também aquece mais do que Li Zhong Wan, mas menos do que Gui Fu Li Zhong Wan.
  • Hou Po Wen Zhong Wan seria a escolha se tivéssemos insuficiência digestiva junto com Frio e Humidade. Tem Gan Jiang para aquecer e o resto das substâncias é concentrado em eliminar e mobilizar a humidade.
  • Xiang Shah Liu Jun Zi Wan é uma fórmula para tratar a insuficiência de Qi do Baço com flema-humidade, dor e frio no estômago. Fitoki aproxima-se desta fórmula com estas duas combinações:

F009 – SI JUN ZI WAN + F027 ER CHEN WAN + V008 PARA MELHORAR a DIGESTÃO
F009 – SI JUN ZI WAN + V008 MELHORAR A DIGESTÃO

Diferentes combinações de Fitoki

Fitoki tem duas fórmulas para tratar o frio o F-008 e o V-004. A primeira concentra-se mais no aquecimento dos meridianos e da dor para ter substâncias que nutrem e mobilizam o sangue. A segunda é mais específica para aquecer o centro. Com exceção destas duas fórmulas, há uma terceira que é específica para fortalecer o Yang e sobretudo o Yang do Rim, é a V-012.

F-008 GUI ZHI WAN trata o frio:

  • Ao nível do sistema superficial
  • Vento Frio dentro de uma fraqueza de Wei Qi
  • Também o frio no sistema tendinites/muscular
  • Nos casos de dor abdominal por Frio

DISPERSAR O FRIO DIGESTIVO
V004-DISPERSAR O FRIO DIGESTIVO trata o frio:

  • No nível total acalma a dor
  • Tonificando o Qi do Baço- Estômago e aquecendo o Yang

Recorde que esta variação está entre a fórmula LI ZHONG WAN e GUI ZHI FU LING ZHONG WAN.

V012 – PARA FORTALECER O YANG trata o Yang do Rim:
Insuficiência Yang

  • Insuficiência de Yang do Rim
  • Para recuperar o Yang
  • Aquece o Yang
  • Estimula o Yang de todo o organismo, mas em especial a sua raiz no Rim, (Ming Meng Huo)
  • Tonifica o Yang do Baço e do Pulmão
  • Fortalece os ossos e os tendões

V004- DISPERSAR O FRIO DIGESTIVO é composto por cinco substâncias. Aproxima-se do que seria a fórmula tradicional “Gui Fu Li Zhong Wan” sem ter o Fu Zi, (Aconiti), a substância mais quente dentro das substâncias da farmacopeia chinesa. Além de que é tóxico e por essa razão é impossível tê-la em Espanha legalmente. Na versão V-004 de Fitoki temos Gan Jiang, Rou Gui, Dang Shen, Bai Zhu e Gan Cao. Gan Jiang e Rou Gui são específicas para expulsar o Frio e aquecer o Yang. Por essa razão, servem para tratar da deficiência de Qi e Yang. Dang Shen, Bai Zhu e Gan Cao são substâncias próprias do grupo para tonificar o Qi do Baço e do Estômago, por tanto ajudam a reforçar e a tonificar o sistema digestivo. V004 pode ser usado nos casos quando haja:

  • Dor por Frio no sistema digestivo
  • Deficiência de Yang de Baço e se encontre uma entrada de fator patogénico Frio

Em resumo, a variação V-004 PARA DISPERSAR o FRIO DIGESTIVO é menos quente do que a fórmula Gui Fu Li Zhong Wan, mas é mais eficaz do que a fórmula base “Li Zhong Wan”. Não só leva Gan Jiang como também Rou Gui.

Patologias, síndromes e fórmulas

Em seguida deixamos uma lista de outras combinações que podemos criar com as fórmulas Fitoki para problemas digestivos diferentes por Frio ou Frio Humidade.

Lembrar que um dos benefícios em Fitoki são as combinações múltiplas que podemos criar juntando diferentes fórmulas e combinações.

fórmulas e combinações

Comparação da composição de algumas das fórmulas que falámos:

Consulte as fórmulas de Fitoki em nossa seção Videomecum

Por Paivi Linna, Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Gales, Técnico Fitoki.

Bibliografia:

  • Douglas, E.,The deficiency myth, Acupuncture Today, March 2014, Vol 15, Issue 03
  • Garay,C., Mendez-Pendavis,C., Sales, J., Richard, T.,Compendio Fitoterapia china, Fitoki, 2010.
  • Garay,C., y Richard, T.,Fitoterapia china en los Trastornos Digestivos, Seminarios de formación continuada, 4º seminario 30.4.2011, Fitoki.
  • Macicocia,G.,La práctica de la medicina china, El tratamiento de enfermedades con acupuntura y fitoterapia china, segunda edición, Elsevier, 2009.
  • Marié, E.,Grand Formulaire de Pharmacopée Chinoise, Editions Paracelse, 1991.
  • Nystrom, D.,The Power of Mu Xiang to Treat Irritable Bowel Disease, Acupuncture Today, Dec 2014, Vol 15, Issue 12.
  • Peilin,S., Tratamiento del dolor con fitoterapia china y acupuntura, segunda edición, Elsevier, 2011.