Desfrute de um Natal doce sob controle com Fitoterapia Chinesa

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Chinesa, Fitoki Technician

OUÇA o áudio com a introdução do artigo

Neste link pode encontrar o áudio onde Païvi Linna nos faz uma introdução muito pessoal e geral no que supõe viver as Festas do Natal nos países onde é todo um evento social que exige meses de preparação. Não o perca!

Fenómeno Hygge

Embora não seja muito de seguir a moda, e menos as que sejam passageiras, os meus vizinhos escandinavos e dinamarqueses criaram o fenómeno “hygge” que acredito que seria bom para implementar globalmente e para sempre. Se é uma pessoa com uma mente aberta e positiva, será mais fácil adaptar-se ao conceito de hygge, enquanto se não o for, pode ser toda uma aprendizagem porque há que eliminar velhos hábitos e adotar uma atitude positiva e muita gratidão frente à vida.

Hygge é uma palavra difícil de traduzir, mas nós poderíamos resumir da seguinte maneira:

o aproveitar as pequenas coisas que nos fazem felizes
o a qualidade de vida
o ter consciência como vive cada um
o viver em harmonia com seus valores
o ser consciente e prestar atenção às sensações desaparecidas
o ter uma vida tranquila e sem pressa
o viver em paz e alegria
o desfrutar da vida

Hygge não compreende o stress. Ninguém pode viver feliz tendo stress. O stress destrói a qualidade, a possibilidade de apreciar, de saborear a vida e as coisas. Um trabalho baixo stress, uma correria, um chefe exigente e controlador ou um trabalho de que não e gosta, não é hygge. Ter que fazer as coisas a correr, sem poder desfrutar delas, de engarrafamento em engarrafamento, por exemplo não é hygge. Fazer coisas por fazer, por favor, porque “é hora”, não é hygge. Comunicar e socializar via smartphone e redes sociais também não é hygge, mas é sim dar um abraço ao amigo ou olhar para uma pessoa de frente. Acho que já entende o que é “hygge”. A minha mãe não tinha conhecimento, nessa altura, o que significava hygge no Natal.

Assim convido a refletir sobre como quer passar estas Festas de Natal que estão à nossa espera. Vale a pena ficar com stress por causa de presentes, comida, limpeza…? Ou podemos até perguntar-nos…no final, vale a pena ficar som stress por algo? Vale a pena ficar com raiva de um ente querido? Lembremos que a vida não nos stressa, somos nós que ficamos stressados. Mude a sua maneira de pensar, a sua atitude, mude-se a si mesmo e a sua vida mudará, com certeza que já ouviu isso. Se você não quiser passar um Natal com stress, não o procure e pronto. Tudo depende de si. A receita para a felicidade está nas suas mãos.

O seu bem-estar começa no Estômago: esqueça a dor abdominal e distensão abdominal

Estómago y Navidad

Temos conversado bastante sobre stress, mas também temos outros problemas durante as férias, como por exemplo, dor abdominal, inchaço e desconforto em geral. Todos sabemos a teoria de como devemos nos comportar com a comida, mas geralmente não a colocamos em prática. Sabemos o que não nos convém, mas também o fazemos, não? Exceto os mais disciplinados, que nunca violam a sua dieta. Bem. Se pertence ao primeiro grupo, isto é, não disciplinado e gosta da comida, não se preocupe, você não é o único. Vou-me dar como exemplo, apesar de ser uma terapeuta e ter de praticar o exemplo, admito que gosto da boa comida e do bom vinho. O que eu vou fazer?

Mas há uma grande diferença em relação ao que me acostumei quando criança ao que aplico agora. Eu não quebro minha dieta nas semanas anteriores e nos feriados, e também não sinto falta das quantidades. Aprendi a ouvir o meu corpo, saber quando parar, para evitar ter que passar os dias com o mal do estômago. Nem como se habitua a comer mais saudável, o que não é sinônimo de comer chato, já não quer mais alimentos tradicionais que são geralmente muito pesados e carregados de gorduras e de açúcares. Um automaticamente muda o seu curso ou a sua ressonância e pesa mais o seu bem-estar do que o desejo de comer muito e mal. Então, nada acontece se um dia se passar um pouco da sua dieta, se for capaz no dia seguinte de ter um pouco de bondade e retificar. Você tem um problema, se passar duas semanas com refeições muito pesadas e provar todas as delícias doces ou salgadas que o Natal traz.

Fitoterapia Chinesa para prevenir o mau estar após comer demais

Lembremo-nos que comer em excesso causa-nos retenção de alimentos, dor abdominal, mal-estar, náuseas, arrotos, gases, etc. Para esses casos BAO HE WAN, fórmula F021 funciona lindamente. Ajuda-nos a desfazer a estagnação de alimentos num curto espaço de tempo e a aliviar a dor abdominal. Quanto maior for a deficiência de Qi mais facilmente resultará na retenção de alimentos, se consumidos em excesso. Bao He Wan é uma das fórmulas que todos devem ter no seu armário de remédios em casa. A minha recomendação, como prevenção para o Natal, seria tomar uma dose antes de refeições pesadas e outra depois para não ter os maus e típicos sintomas de inchaço e dor no estômago. Não hesite em dar aos menores da casa pois eles também comem muito durante as Festas, especialmente açúcar, e podem facilmente ter uma retenção de alimentos. Bao He Wan – F021 podem tomar única vez ou combinado com variação V008 – MELHORAR A DIGESTÃO, com três substâncias (Mu Xiang, Sha Ren e Bai Dou Kou) que nos ajude a desbloquear o Qi do Estômago/Fígado/Baço e Humidade e aliviar a dor abdominal do Estômago e Intestinos, devido a esta estagnação de Humidade ou de Qi.

Mantenha a calma com fitoterapia

Se o stress pode consigo e com a vida “lento-humor” ainda não chegou à sua porta, nós faremos algumas recomendações de Fitoki para passar as férias com confiança. O stress afeta sempre de uma forma ou outra o Fígado. Pode ser temporária e passageira ou já nasceu com o Fígado estagnado e um plus de stress também pode ser o stress de Natal que explora o seu Fígado e você sofre ascensos de Yang de Fígado esporádicas ou a estagnação torna-se em fogo. Além disso, não se esqueça que a comida e a bebida sobretudo vinho aquecem ainda mais o Yang e aumenta a hiperatividade hepática.

Stress e fitoterapia chinesa

Uma boa combinação para acalmar os nervos é tomar por exemplo XIAO YAO WAN – F019 + ACALMAR o SHEN – V007 nas semanas anteriores do Natal, então podemos desbloquear o Fígado e acalmar os nervos. Outra fórmula muito boa e uma das minhas favoritas é o GUI PI WAN – F012, que fortalece o Qi do Baço e o sangue do Coração que acalma o Shen. ACALMAR O SHEN – V007 também se pode tomar somente ou também pode aumentar o efeito juntamente com outra variação LIBERTAR O SHEN – V011. A fórmula TIAN WAN BU XIN WAN – F017 é como uma fórmula antidepressiva natural. Num momento de pressão e inquietação ajuda a acalmar a pessoa e também alimenta o Coração.

Evite resfriados no Natal com fitoterapia

Outra fórmula para o Kit farmacêutico de casa, seria SANG WAN JU – F002 para os casos de ataques de Vento-Calor. Lembre-se de que os temidos resfriados aparecem muitas vezes quando damos ao corpo a chance de descansar. O corpo é sábio e persiste até poder descansar, seja no fim-de-semana, férias ou festas. Baixa o sistema imunológico e podemos apanhar qualquer vírus ou fator de patogenicidade e ficar doentes. Lembre-se também que o melhor remédio na fase inicial de frio, ou seja, quando estamos ainda na fase de Vento-Frio é levar várias infusões por dia com canela em pau e gengibre fresco. Deixe ferver as ervas 15 minutos com água e consumir a infusão. A primeira fase do resfriado vai depressa ao Vento-Calor e quando SANG JU WAN-F002 pode ajudar a retardar o processo e assim não passa ao interior do corpo.

Se tiver mais sintomas de calor, mesmo com alguns décimos de febre, adicione DISPERSAR O CALOR – V002.

Se estiver resfriado e passou o pior mas o muco ainda está a incomodar, uma variação que funciona lindamente é FAVORECER A ELIMINAÇÃO – V015 que nos ajuda a eliminar esse catarro que nos incomoda.

Desejo-lhe muito umas Boas Festas, que possa relaxar e recarregar as suas baterias, aproveitar o tempo com a família e os amigos, desfrute e faça as coisas sem pressa e assim pode apreciar melhor os sabores e cores que nos trazem estas Festas.

Feliz Natal!

Bibliografía:

Andrews, L., 7 Times a Woman – Ancient Wisdom on Health & Beauty for Every Stage of Your Life, Alcyone Press, San Diego, 2013.
Base de datos de Shen Nong, (Internet), Acceso 05/11/2018. Disponible en http://www.shen-nong.com/eng/exam/specialties_menopause_food.html
Garay.C., Méndez Pendavis.C., Sales.J., Richard.T. Compendio de Fitoterapia China para el profesional de la Medicina Tradicional China, Fitoki, 2010.
Torssell, P., Kiinalainen ravinto-oppi- Tavallisimpien ruoka-aineiden vaikutus hyvinvointiimme, e-wb Helsinki, 2012.
Yifang, Z., y Yingzhi.Y., Your Guide to Health with Foods and Herbs – using the Wisdom of Traditional Chinese, Medicine, Better Link Press, 2012.