Como Tonificar o Wei Qi. Aumenta as defesas do organismo

Tonificar o Wei Qi

Para tonificar o Wei Qi, a energia defensiva, já nos restam poucas semanas. Mas ainda se pode fazer alguma coisa a respeito e mais se a pessoa costuma ser sensível a mudanças da natureza, visto que a primavera é a rainha das alergias e alterações do sangue.

As mudanças de estação

Estamos em fevereiro e temos mais ou menos um mês de inverno. A seguir vem a época que conhecemos como a Interestação à Terra na Medicina Chinesa e já estamos na primavera. A Interestação são os 15 dias precedentes e os 15 dias posteriores da mudança de uma estação à outra. No total, a época de terra ou a quinta estação entre cada estação, é um período de 30 dias.

Interestação

Na época entre o inverno/primavera muitas mudanças ocorrem e é um período da transição. As nossas defesas estão muito comprometidas nesse período e não é por acaso que há mais problemas de catarro do que em outras épocas. Quando sofremos de constipados, gripe, gastroenterites e alergias, é possível que tenhamos uma insuficiência de Wei Qi. Agora estamo-nos aproximando a esse período e se acrescentarmos que a transição inverno/primavera também é uma das mudanças mais complicadas para o corpo, será melhor estarmos bem preparados, não?

Últimos momentos para aumentar as defesas

O inverno é uma época de tranquilidade, de paz e calma e de repente chega a primavera parece que tudo desperta e altera-se. A primavera é a estação para plantar árvores. Existe todo o tipo de partículas no ar: pólen, poluição, poeira e vento, todos no conjunto são o movimento encarregue de realizar a mudança e o renascimento da natureza. O vento permite o crescimento das plantas e provoca que as sementes brotem na terra e as árvores e as plantas voltem ao verde após o inverno.

Primavera e alergias

Se o Wei Qi for fraco, o corpo reage fortemente a esta mudança de temperatura ambiental e também por mudanças hormonais do próprio corpo. Por essa razão, não é estranho quando dizemos que nos sentimos alterados, porque o nosso próprio sangue está.

Se se sofrer de constipações regularmente ou em cada primavera tiver problemas de alergia, talvez seja necessário pensar a origem disso. De acordo com a medicina chinesa, os constipados recorrentes e as alergias acontecem geralmente por insuficiência do Wei Qi, que dizer, das nossas defesas. O Wei Qi não tem resistência e ao mínimo contágio perde a luta contra os ataques das energias perversas e permite a entrada do Frio, do Vento e das partículas da primavera.

Preparar-se para a primavera

Para tonificar o Wei Qi, é recomendado começar o tratamento do aumento das defesas no outono em casos graves e em caso contrário durante os meses de inverno. O corpo requer seu tempo para recuperar-se e voltar a sentir-se bem. Não serve de nada pensar ao estilo ocidental, pois ao tomar própolis durante umas semanas, por exemplo, não conseguimos estar como novos. Com mais antecedência que se possa, deve-se prevenir e melhor se passará a primavera.

Fitoterapia chinesa para tonificar o Wei Qi

As seguintes fórmulas da fitoterapia chinesa ajudam aumentar as defesas:

YU PING FENG WAN F-025

HUANQ QI (FORTALECER EL QI) V-006

Fórmulas de medicina chinesa

Nos casos mais severos pode-se adicionar a variável FORTALECER O ORGANISMO – V013 para tonificar o Qi do Pulmão e o Rim que tem também a sua importância na imunidade do sistema.

O sistema digestivo faz parte do Wei Qi

O Baço tem uma função importante na assimilação dos nutrientes e na formação da energia nutritiva e da energia defensiva.

O sistema digestivo faz parte do Wei Qi

Os alimentos que comemos primeiro entram no estômago, onde se descompõem e amadurecem, transformando-se na energia dos alimentos, (Gu Qi) graças ao Baço. Esta energia não está ainda numa forma útil para o corpo. O Gu Qi sobe ao Pulmão, onde com a ajuda do ar que respiramos a energia original (Yuan Qi) do rim, converte-se em “Qi” de reunião ou Zhong Qi. Zhong Qi é uma forma de energia mais subtil e refinada de Qi e principalmente nele alimenta o Pulmão, o Coração e as suas funções. Finalmente, o Zhong Qi trabalha mutuamente com o Yuang Qi do Rim para ajudar a respirar e o Rim. A área do Zhong Qi está no peito, especificamente no ponto RM17, que também nós chamamos de “Mar de Qi”. O último estágio da transformação do Qi é quando o Zhong Qi, com a ajuda do Rim cria a energia verdadeira “Zhen Qi”, que se conhece em duas formas:

  • Ø Energia nutritiva (Ying ou Rong Qi) que circula nos meridianos e alimenta todo o corpo.
  • Energia defensiva (Wei Qi) que circula na superfície, entre a pele e os músculos e é a nossa primeira linha de defesa.

 

WEI QI significa Como é que respira? + Como é que come?

Por essa razão, se houver muita insuficiência de Qi de Baço, há que tonificar e nutrir o Baço também. Como?

A alimentação é o primeiro remédio:

  • Comer alimentos frescos e evitar refeições prefabricadas ou congeladas
  • Reduzir a quantidade de saladas e de verdura crua, cozinhar tudo rápido ou usar os métodos de preparação como o vapor, fervuras ou ensopados, etc
  • Evitar beber durante as refeições, sobretudo eliminar o gelo e bebidas frias
  • Abusar das sopas, estofados, e purés durante o inverno, quando devemos cuidar o Qi renal, sobretudo
  • Use ervas e substâncias mornas ou quentes/picantes, um pouco de gengibre nas infusões ou nas sopas, a diário, não seria nada mau

Se não se seguir uma dieta com harmonia orientada às digestões, pode-se ajudar com as fórmulas de medicina chinesas:

SI JUN ZI WAN

    • SI JUN ZI WAN F-009: a fórmula básica para tonificar o Qi do Baço. Também pode adicionar a variação V006 de Huang Qi para assim tonificar quer o Pulmão quer o Baço.

 

VARIAÇÃO PARA DISPERSAR O FRIO DIGESTIVO

    • VARIAÇÃO PARA DISPERSAR O FRIO DIGESTIVO – V004: Corresponde à fórmula Li Zhong Wan e trata a insuficiência Yang do Baço.

 

 

MELHORAR AS DIGESTÕES

    • SI JUN ZI WAN – F009 + MELHORAR AS DIGESTÕES – V008: a fórmula básica para tonificar o Qi do Baço + a variação na base das plantas aromáticas para secar a humidade. Isto no caso que haja sintomas de humidade.

 

    • Outras fórmulas que podem servir são: GUI PI WAN – S012 E BU ZHONG YI QI WAN-F015 A primeira não só tonifica o Baço como também tonifica o sangue do Coração e relaxa. Em troca, o segundo tonifica o Baço e ajuda a subir o Yang Qi.

 

Se a transição for ligeira, as alterações primaverais são mínimas. No entanto, se sofrer de alergias e houver um ataque agudo, não é o momento para tomar remédios como vitamina-C, equinhacea ou Yu Ping Feng Wan, por exemplo, visto que estes remédios são tomados para a prevenção. Num ataque agudo devemos tomar outras coisas que explicaremos no próximo artigo “A Primavera e as Alergias”, proximamente.

Você pode consultar todas essas fórmulas no seguinte link VIDEOMECUM.

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Gales, Técnico Fitoki.