WU YAO

WU YAO

WU YAO – 乌药

PRIMEIRO REGISTO: Ben Cao Shi Yi
NOME COMUM: Raiz da lidera
NOME BOTÂNICO: Lindera strychnifolia (Sieb. Et Zucc.) Vill., Lindera agregata
SABOR: Picante
NATUREZA: Morna
TROPISMO: Pulmão – Baço Rim – Bexiga

FUNÇÕES DE WU YAO:

  • Harmoniza o Qi do Baço
  • Alivia a dor
  • Aquece o Yang do Rim
  • Elimina o Frio

INDICAÇÕES SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA:

Estagnação de Qi, dor na hipocondria, acumulação de catarro, refluxo de Qi, estagnação do Qi do Fígado, inchaço e dor no peito e abdômen, retenção de alimentos, distúrbios urinários, urina frequente, regurgitação ácida, hérnia pelo Frio.

OUTRAS UTILIDADES DA PLANTA MEDICINAL CHINESA:

  • Dor de costela, dor de abdómen, dispepsia, vómitos
  • Disúria, incontinência, poliúria
  • Hérnia inguinal


WU YAO ESTÁ PRESENTE NAS SEGUINTES FÓRMULAS TRADICIONAIS:

Wu Yao planta

WU YAO – 乌药 – RADIX LINDERAE – Artigo

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Chinesa e Fitoki Technician

Generalidades

Wu Yao, Radix Linderae, é uma raiz tão apreciada como a do Ginseng. É um tipo de arbusto espesso e de crescimento selvagem que existe em todo o este da Ásia. Na China, é produzido principalmente nas províncias de Zhejiang, Anhui, Jiangxi e Shaanxi.

A parte da planta que é usada é a raiz. As raízes parecem-se mais a um pedaço de madeira/árvore, em vez de raízes. As raízes podem ser comidas cruas, ou depois de secas.

Nomes diferentes de Wu Yao

Wu Yao é o nome comum da raiz de Lindera. O nome farmacêutico é: Radix Linderae. Às vezes em inglês chama-se: “Spicebush raiz”.

Propriedades

Wu Qi de Yao é classificado no grupo de substâncias que regulam o Qi . Tem sabor picante e natureza morna e tem um forte efeito, portanto precisa ser levado em conta na dose fornecida. O seu tropismo vai para o Pulmão, Baço, Rim, Bexiga e o Fígado.

Wu Yao entra no Jiao Inferior e regula o meridiano do Fígado. É especialmente bom para regular distúrbios em casos como quando o Qi do Fígado atua sobre o Baço, tais como, por exemplo colite, úlcera péptica, hepatite e neurose gastrointestinal.

Ao ser quente, Wu Yao pode também aquecer o interior. Quando o frio se acumula no interior, seja pela razão que seja, facilmente se contrai o Qi nos meridianos e nos colaterais, causando dor. O fluxo de Qi fica obstruído e sentimos dor. Nesses casos, Wu Yao é muito eficaz porque regula a circulação de Qi e aquece a zona.

Wu Yao cortada

Wu Yao também pode ser usado no tratamento da humidade. Quando há humidade, podemos usar a técnica de aquecimento dos Rins para “evaporar” a Humidade como uma opção, embora existam outras: através da diurese, ao secar a Humidade, expelir a Humidade, transformando a Humidade com substâncias aromáticas, fortalecendo a funções do Baço para melhor transformar a Humidade, aquecimento dos Rins para evaporar a humidade, aquecimento do Yang do Baço para transformar a Humidade, dispersar o Qi do Pulmão Qi para regular melhor a passagem de água e finalmente promover a circulação de Qi para eliminar a Humidade.

Wu Yao pode atuar como um analgésico geral em casos de dor abdominal, dor de peito ou menstruação dolorosa. Wu Yao também tem propriedades antibióticas e antivirais. Também pode ajudar a tratar os níveis de tensão arterial e reduzir a inflamação.

Wu Yao entra no Jiao Inferior e regula o Qi do Fígado no meridiano do Fígado. Dentro das substâncias que regulam a circulação de Qi, como por exemplo: Qing Pi, Chen Pi, Mu Xiang ou Xiang Fu, o Wu Yao são os mais quentes e especialmente aquece o meridiano do Fígado, dispersa o Frio nele, e distribui o Qi do Fígado. É especialmente eficaz aliviar a dor nas peças laterais do abdômen e na zona genital. É usado no tratamento da dismenorreia, hérnias, em casos de micção frequente e de incontinência e enurese.

Neste link você encontrará as SUBSTÂNCIAS QUE REGULAM O QI.

Principais benefícios

o Harmoniza o Qi do Baço
o Regula a livre circulação de Qi
o Alivia a dor
o Aquece o Yang do Rim
o Aquece o meridiano do Fígado
o Elimina o Frio
o Tem efeito analgésico, antibiótico e antiviral
o Harmoniza o peristaltismo e regula as digestões
o É ideal para aliviar a dor abdominal e o inchaço causado pelo excesso de gases intestinais
o Normaliza o livre fluxo de Qi do Fígado quando há emoções reprimidas (estagnação de Qi do Fígado)
o É eficaz em casos de borborigmos
o Usado para tratar o estancamento do Fígado e a deficiência de Baço, bem como vômitos, fadiga, falta de ar e aperto no peito

Tudo isso desde que se move o Qi, melhora a circulação de Qi, aquecimento do Rim, alivia a dor melhorando as funções do Pulmão, Baço, Rins, Bexiga e Fígado.

Hoja Wu Yao

Wu Yao do ponto de vista ocidental

É reconhecido que Wu Yao poderia aumentar a circulação no corpo e assim estimular contrações do coração e aumentar ou diminuir a pressão arterial. Portanto Wu Yao ajuda a equilibrar a tensão arterial em geral.

Wu Yao pode ajudar a melhorar o humor de uma pessoa e assim, por exemplo, ajudar com a depressão porque excita o córtex cerebral.

Estudos mostram que Wu Yao também pode ajudar com a inflamação. Ajudar com a dor, o inchaço e a sensibilidade, portanto, Wu Yao funciona bem para tratar a artrite e a dor articular.

Micção excessiva: Wu Yao tem sido usado para tratar o excesso de urina e infeções do trato urinário. Wu Yao melhora o desempenho do músculo liso e portanto, pode melhorar o tônus do esfíncter e da bexiga.

Wu Yao pode ajudar a livrar-se das bactérias e vírus invasores. Isto significa que pode ajudar nos constipados e outras infeções virais e bacterianas pela sua capacidade antibacteriana e antiviral.

Estudos também encontraram que Wu Yao contém antioxidantes poderosos como apigenina, norisoboldina, magnolol, honokiol e luteolina e um novo antioxidante composto chamado “U”. Portanto, todos esses antioxidantes têm a capacidade de se livrar de radicais livres, curar os danos do ADN, prevenir as doenças em geral e retardar o processo de envelhecimento.

Wu Yao em Fitoki

Em Fitoki temos Wu Yao dentro da fórmula F020 – CHAI HU SHU GAN WAN , importante fórmula para tratar a estagnação de Qi e estase de Xue.

>Chai Hu Shu Gan Wan é a principal fórmula para desbloquear o Qi do fígado, quando a estagnação de Qi do Fígado é primário e nos provoca dor e/ou quando o Fígado ataca o Estômago. A nível de substâncias, o Imperador CHAI HU é a substância principal para desbloquear o Qi do fígado. A nível de ministros, tem substâncias tais como WU YAO, QING PI e ZHI QIAO, que são cítricas e o grupo de “regular a circulação de Qi”. Ajudam a desbloquear o Qi do Fígado e acalmar a dor. A substância CHUAN XIONG desbloqueia o Sangue e também acalma a dor para mobilizar o Sangue. Chai Hu Shu Gan Wan também tem BAI SHAO, substância que tonifica o Sangue e, portanto, nutrindo o Sangue ajuda com a dor. Além disso, Bai Shao pode desbloquear o Qi do Fígado e relaxar a tensão no Fígado. Finalmente, a fórmula tem o GAN CAO que harmoniza a fórmula para uma melhor digestão.

Wu Yao dentro das fórmulas tradicionais

Wu Yao pode ser encontrado nestas fórmulas tradicionais:

o Bei Xie Fen Qing Yin: Fórmula que aquece e transforma a água e a humidade
o NuanGan Jian: Fórmula que promove o movimento do Qi
o Sim Mo Tang: Fórmula que direciona o Qi rebelde para baixo
o Suo Quan Wan: Fórmula que estabiliza os Rins
o Tian Tai Wu Yao San: Fórmula que promove o movimento do Qi
o Tu Si Zi Wan: Fórmula que aquece e tonifica o Yang

Precauções e contraindicações

Wu Yao não é recomendado quando há:

o Deficiência de Qi e Sangue
o Calor interior (porque é quente)
o Durante a gravidez (regulando o Qi)
o Quando há hipertensão e quando há medicação do mesmo.

Bibliografía:

Haider, P., Wu Yao – A powerful Healing Asian Herb, (Internet), Acceso 16/08/2018. Disponible en https://paulhaider.wordpress.com/2015/08/03/wu-yao-a-powerful-healing-asian-herb/

Garay,C., Mendez-Pendavis,C., Sales, J., Richard, T., Compendio Fitoterapia china, Fitoki, 2010.

Y.Yang., Chinese Herbal Medicines – Comparisons and Characteristics, Churchill Livingstone, Elsevier, 2002.