XI YANG SHEN

XI YANG SHEN

XI YANG SHEN – 西洋參

PRIMEIRO REGISTO: Shen Nong Ben Cao Jing
NOME COMÚM:Ginseng americano
NOME BOTÂNICO:Panax quinquefolium L., Panax spp.
SABOR: Ligeiramente Doce/Amargo
NATUREZA: Frio
TROPISMO: Pulmão – Coração – Rim

 

 
 
 

FUNÇÕES DE XI YANG SHEN:

  • Tonifica o Qi
  • Estimula a produção de líquidos orgânicos
  • Tonifica o Yin
  • Dispersa o calor

 

INDICAÇÕES SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA:

Deficiência de Qi, fadiga, diabetes, sede excessiva, fome insaciável, urina em excesso, emissões noturnas, deficiência de Pulmão, tosse crónica, Calor por deficiência do Yin do pulmão, asma, tosse, dispneia, escarro com sangue, irritabilidade.

OUTRAS UTILIDADES DA PLANTA MEDICINAL CHINESA:

  • Distúrbios digestivos, síndrome de má absorção, fraqueza, fadiga crónica, desidratação, exaustão, perda de peso, anorexia, gastrite crónica, enterite crónica
  • Incontinência, poliúria, leucorreia, espermatorreia, diabetes melitos, pele seca, infertilidade, síndrome climatérico
  • Anemia, convalescença
  • Distúrbios do sistema imunológico, tosse crónica, sede, dispneia


XI YANG SHEN ESTÁ PRESENTE NAS SEGUINTES FÓRMULAS TRADICIONAIS:

  • MAI MENG DONG WAN
  • HUANG QI SHENG MAI WAN
  • YI QI CONG MING WAN

Clique para ver os videos

raiz

XI YANG SHEN – 西洋參 – Radix Ginseng americane – Artigo

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Chinesa e Fitoki Technician

Generalidades

Ginseng americano, como o seu nome sugere, é uma planta nativa dos Estados Unidos. Dizem que o ginseng americano de melhor qualidade dá-se em Wisconsin, mas também pode ser encontrado no Médio Oriente, Nova Inglaterra, Appalachia, Ozarks e no este do Canadá. De qualquer forma, não nos esquecemos que hoje a maioria do ginseng é cultivado em plantações. O ginseng selvagem é difícil de encontrar nas montanhas e seu preço atinge somas astronómicas. Além disso, o ginseng selvagem de origem natural, pelo menos na China, foi recolhido até à sua extinção total, há muito tempo.

Ginseng refere-se a espécie dentro do Panax, um género com muitas espécies (por exemplo, panax ginseng panax quinquefolius panax noto ginseng, panax pseudo ginseng…) de crescimento lento de plantas perenes com raízes carnudas, pertencente à família Araliácea. Crescem no hemisfério norte, na parte oriental da Ásia (principalmente no norte da China, Coreia, Japão e da Sibéria oriental) e no norte dos Estados Unidos e Canadá, como é o caso do Xi Yang Shen. Em geral, o ginseng é encontrado em climas mais frescos e frios, com exceção da espécie Panax vietnamenses, que é a mais meridional e descoberta no Vietname. O rei dos ginsengs, o Ren Shen, considerado o de melhor qualidade, cresce nas montanhas de Chang Bai entre a China e a Coreia.

ginseng americane

Nomes diferentes de Xi Yang Shen

XI Yang Shen é o nome em Pinyin para o “Ginseng Americano”, que também é conhecido pelo seu nome botânico “Panax quinquefólios”.

O que às vezes pode complicar as coisas são os diferentes tipos de ginseng e, também, os “falsos” ginsengs e a variedade da nomenclatura que há.

AQUI podem-se encontrar alguns tipos de ginseng.

A verdadeira planta de ginseng pertence só ao género Panax. Algumas outras plantas são algumas vezes chamadas de ginseng, mas são de um gênero diferente ou até mesmo de uma família diferente. O ginseng siberiano é da mesma família, mas não no género com o ginseng verdadeiro. Os compostos ativos do ginseng siberiano não são ginsenósidos são eleuterósidos.

Outras plantas que às vezes são confundidas com o gênero de “Ginseng” são:

  • Angélica sinensis Dang Gui (ginseng feminino)
  • Codonopsis pilosula, Dang Shen (ginseng dos pobres)
  • Eleutherococcus senticosus, Ci Wu Jia (ginseng siberiano)
  • Gynostemma pentaphyllum (ginseng das cinco folhas)
  • Lepídio meyenii (ginseng peruano ou maca)
  • Opópanax hórridos (ginseng do Alasca)
  • Páfia paniculada (ginseng do Brasil ou suma)
  • Pseudostellaria heterofila, Tai Zi Shen (ginseng pequeno)
  • Schisandra chinensis, Wu Wei Zi (rotas de cinco sabores)
  • Withania sonífera (ginseng indiano ou ashwagandha)

ginsenosido

Propriedades

XI Yang Shen é ligeiramente doce e azedo e a sua natureza é fria. Atua sobre os canais do Coração, do Pulmão e do Rim. O sabor doce e natureza fria revitalizam o Qi e o Yin nutritivo, e o sabor amargo e frio eliminam o Calor/Fogo e portanto em conjunto funciona como um tónico para eliminar o calor com tonificação e expurgo.

Xi Yang Shen contém ginsenósidos, uma substância que estimula o sistema imunológico e combate a fadiga e o stress e está presente num grau ou outro, em todas as versões diferentes do ginseng. O Ginseng americano é considerado superior aos outros ginsengs para tratamento de problemas gastrointestinais. Além disso, é comumente usado nos USA. Para melhorar o rendimento desportivo e mental.

Quer saber em que os tipos de ginseng são diferentes? Clique em AQUI

Principais benefícios

Xi Yang Shen (ginseng americano) tonifica o Qi e o Yin, limpa o Calor e gera fluidos corporais. Portanto, é indicado para a deficiência de Qi e de Yin com Calor/Fogo patogénico. Os efeitos de tonificar o Qi é sempre inferior que o Ren Shen (ginseng chinês) ou o Dong Shen (ginseng coreano) e não pode aumentar o Qi original como o faz Ren Shen, mas tem outras propriedades úteis. Em particular, esta erva nutre fortemente o Yin e gera fluídos. As pessoas que estão secas ou quentes devido à deficiência de Yin, ou à deficiência de Sangue podem beneficiar-se muito das suas propriedades.

É a melhor opção para as mulheres na menopausa peri, com deficiência de Yin e Calor ou para as crianças que precisam de um efeito suave.

Xi Yang Shen dispersa as mucosidades congeladas e ajuda a aliviar a inflamação no pulmão. Se preparado com gengibre, o Qi circulante aumenta. Xi Yang Shen também tonifica o Chong Mai e o Du Mai, pois traz o Jing e o Sangue para a cabeça. Há quem diga que também é um excelente restaurador do córtex suprarrenal.

ginseng em po

XI Yang Shen na Fitoki

Em Fitoki podemos encontrar Xi Yang Shen dentro das fórmulas:

o F007 – MAI MEN DONG
o F013 – HUANG QI SHENG MAI WAN
o F014 – YI QI CONG MING WAN

O F-007 MAI MENG DONG WAN é a fórmula que nos promove a produção de líquidos orgânicos, ao mesmo tempo que tonifica o Qi e o Yin. Portanto, se eles nos nutrem os líquidos orgânicos, bom vai para humidificar a secura. Além disso, esta fórmula também trata o calor e a sede. XI Yang Shen dentro da fórmula nutre o Yin e os líquidos orgânicos.

O F-013 HUANG QI SHENG MAI WAN tonifica-nos o Qi e o Yin do Jiao superior do Pulmão e do Coração. É típico ver uma deficiência de Qi e Yin de Jiao superior em doenças crónicas. Além disso, esta fórmula também estimula a produção de líquidos orgânicos adstringindo de suor, ou seja, quando há uma deficiência de Qi de Jiao superior pulmão e o coração, pode haver suor ao mínimo esforço, etc. Líquidos também são perdidos, portanto, esta fórmula é também adstringente, neste caso, inibindo a transpiração. Diz-se que tonificar o Qi do Coração o que faz é gerar o pulso; esta é a tradução da fórmula clássica para gerar o pulso. Nesta fórmula, o Xi Yang Shen suporta a tonificação do Qi em geral.

F14 YI QI CONG MING WAN revigora o Qi geral do pulmão e do baço, mas separado age sobre os órgãos dos sentidos: melhora a acuidade visual e auditiva. A nível de substâncias esta fórmula YI QI CONG MING WAN tem dois que são HUANG QI e XI YANG SHEN, que nos tonifica o Qi do Pulmão, do Baço e secundariamente também do Coração. Essas duas substâncias, que são os imperadores, elevam-nos o Qi Yang, isto é, trazem o Qi puro para a parte superior.

Precauções e contraindicações

No caso de Xi Yang Shen sobre o assunto de Qi e de Yin, deve ter em conta:
o XI Yang Shen é fria, portanto, não é a melhor opção em casos de deficiência de Qi com sintomas de Resfriado ou de deficiência de Yang. Nestes casos melhor usar Ren Shen que é mais morno.

Bibliografía:

o Acupuncture Today, American Ginseng (xi yang shen), What is American ginseng? What is it used for?, (Internet), Acceso 05/11/2018. Disponível em https://www.acupuncturetoday.com/herbcentral/ameri_ginseng.php
o American Dragon, Xi Yang Shen, (Internet), Acesso a 05/11/2018. Disponível em https://www.americandragon.com/Individualherbsupdate/XiYangShen.html
o Andrews, L., 7 Times a Woman – Ancient Wisdom on Health & Beauty for Every Stage of Your Life, Alcyone Press,San Diego, 2013.
o Garay, C., Méndez-Pendavis, C., Sales, j., Richard, T., Compêndio de Fitoterapia Chinesa, Fitoki, 2010.
o Ling., KH, Hoon., TC, Hai Ning., W, Produtos de ginseng e ginseng 101 – O What are your buying?, World Scientific, 2016.
o Y.Yang., Chinese Herbal Medicines – Comparisons and Characteristics, Churchill Livingstone, Elsevier, 2002.
o Wikipédia Ginseng,Ren Shen (Internet), Acesso 11/05/2018. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Ginseng