XING REN

Xing Ren plantas chinas

XING REN – 桃仁

PRIMEIRO REGISTO: Shen Nong Ben Cao Jing
NOME COMÚM:Sementes de Damasco
NOME BOTÂNICO:Prunus Armeniaca L. var. ansu Maxim., Prunus mands-churica (Máximo) Koehne, Prunus siberica L., Prunus spp.
SABOR: Amarga, picante, ligeiramente tóxica
NATUREZA: Ligeiramente Tíbia
TROPISMO: Pulmão – Intestino Grosso

FUNÇÕES DE XING REN:

  • Para a tosse e alivia a asma
  • Laxante, purgativo

 

INDICAÇÕES SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA:

Estagnação do catarro no pulmão, deficiência da função de dispersão do Pulmão, ataque de fatores patogénicos externos, dificuldade em expetorar, catarro amarelo de dificuldade com pus ou sangue, dor e opressão torácica, na hipocondria, dor de garganta, voz rouca, tosse em ataque de Vento Frio, ataque de Vento Quente, acumulação de fleuma e humidade no peito, abcesso pulmonar, dispneia, acumulação de humidade e catarro no peito e epigástrico com inchaço estagnação nos canais e colaterais por catarro e humidade, secagem intestinal.

OUTRAS UTILIDADES DA PLANTA MEDICINAL CHINESA:

  • Distúrbios respiratórios, tosse aguda ou crónica, tosse com expetoração ou difícil, hemoptise, bronquite crónica, bronquite aguda, garganta secam, dor de garganta, garganta inflamada, voz rouca, rouquidão, laringite, faringite, amigdalite, asma, dispneia, pneumonia, abcesso pulmonar, aperto no peito
  • Vómito de sangue, vómito com pus, frúnculo
  • o Diabetes, úlcera gástrica, prisão de ventre


XI YANG SHEN ESTÁ PRESENTE NAS SEGUINTES FÓRMULAS TRADICIONAIS:

  • SANG JU WAN
  • DISSOLVER O TAN

 

XING REN – Semen Pruni armeniacae – Artigo

Por Päivi Linna, Licenciada em Medicina Chinesa e Fitoki Technician

Xing Ren semente

Generalidades

O Xing Ren é a semente da fruta conhecida como o alperce. Nos últimos anos tornou-se muito conhecido como um suplemento alimentar, dentro do qual nós chamamos super alimentos. No entanto, na Medicina Chinesa, Xing Ren é usado sobretudo para eliminar o catarro, a tosse ou a asma.

Nomes diferentes de Xing Ren

O nome comum de Xing Ren é a semente do alperce. As sementes têm nomes diferentes dependendo da origem e do tipo de alperce. Há alperces amargos que crescem no norte da China, e às sementes chama-se Ku Xing Ren ou Bei Xing Ren.

Os alperces que crescem no sul da China são mais doces e têm o nome de Tian Xing Ren ou Nan Xing Ren. As sementes secas e fritas são chamadas de Chao Xing Ren e são mais apropriadas para os pacientes com o Baço e o Estômago com tendência a ter fezes soltas.

Em inglês, o nome comum para as sementes de alperce são: apricot kernel, apricot seed o biter apricot kernel.

Propriedades

O sabor de Xing Ren é amargo e picante. As sementes são ligeiramente tóxicas e a natureza é ligeiramente morna. O tropismo vai para o Pulmão e para o Intestino Grosso. Xing Ren é classificada dentro das substâncias que tratam o catarro e detém a asma e a tosse.

O sabor picante tem a capacidade de dispersão e ascendente e é capaz de remover o catarro espesso nos pulmões e também de dispersar e elevar o Qi para mover o catarro. O gosto amargo reduz e desce e é capaz de descer o Qi e eliminar o catarro. A natureza morna faz que Xing Ren possa ser usado em casos de Flema-frio, enquanto outras substâncias do mesmo grupo são melhores para o uso da Flema-Calor por serem frescas ou frias de natureza. Também não se confunda com isto, se olharmos a fórmula F002-Sang Ju Wan, que é uma fórmula principal para eliminar o Vento-Calor. Neste caso, Xing Ren dentro esta fórmula faz uma função de direção e ejeção da Humidade-Flema do Pulmão, ao abrir e desbloquear o Qi e o peito e acalmando a tosse. São as outras substâncias que têm a função de refrigerar e tratar o Vento-Calor.

O seu sabor amargo faz que o Xing Ren tenha um efeito descendente e uma natureza quente faz com que ele possa dispersar a acumulação do catarro e estagnar o Qi. Xing Ren desce o Qi do Pulmão e transforma o catarro para aliviar e eliminar a tosse. Xing Ren é frequentemente combinado muitas vezes com Jie Geng, outra substância do mesmo grupo com um tropismo especial em direção à área torácica e ao Pulmão. Em particular, eles são usados em casos de infeções respiratórias por Frio e em casos de bronquite. Eles têm efeitos contrários; Xing Ren desce e Jie Geng sobe suavemente já que é uma substância leve em peso. Xing Ren dispersa o Qi do Pulmão, enquanto Jie Geng direciona o Qi do Pulmão para baixo. Para regular o Qi do Pulmão, eliminar o catarro e aliviar a tosse, eles encaixam-se perfeitamente.

Xin Ren Fitoki

As sementes de alperce também contêm uma variedade de aminoácidos e outras substâncias, incluindo o ácido oleico e linoleico. Além disso tem a amigdalina ou vitamina B17 e é por esta substância que as sementes de alperce são ligeiramente tóxicas.

Principais benefícios

Como indica o grupo da sua classificação, Xing Ren é uma boa substância boa para tratar a fleuma e parar a tosse e a asma. Sendo uma semente, às vezes também é classificada como uma substância laxativa. Mesmo assim, não costuma ser usado para esse fim na medicina chinesa, embora hidrate os intestinos e regule o movimento dos mesmos. Xing Ren é usado especialmente em casos de constipação que provém do desequilíbrio da função Pulmonar para espalhar e descer o Qi que afeta o intestino através da relação biao-li do Pulmão-Intestino Grosso, mais do que a sua capacidade laxativa ou purgante.

Xi Yang Shen dispersa as mucosidades congeladas e ajuda a aliviar a inflamação no pulmão. Se preparado com gengibre, o Qi circulante aumenta. Xi Yang Shen também tonifica o Chong Mai e o Du Mai, pois traz o Jing e o Sangue para a cabeça. Há quem diga que também é um excelente restaurador do córtex suprarrenal.

Xing Ren em fórmulas tradicionais

o Bu Fei e Jiao Tang– Tonifica o Pulmão, enriquece o Yin e hidrata a secura.
o Da Huang Zhe Chong Wan – Revigora o Sangue e remove a estagnação.
o Ding Chuan Tang – Fórmulas para abordar o Qi rebelde e derrubá-lo.
o Ma Huang Tang – Fórmula para libertar a superfície.
o Ma Xing Shi Gan Tang – Fórmula para eliminar o Calor dos órgãos.
o Ma Zi Ren Wan – Fórmula para hidratar e desbloquear os intestinos.
o Qing Qi Hua Tan Wan – Fórmula para aclarar o Qi e transformar o Catarro.
o Qing Zao Jiu Fei Tang – Fórmula para eliminar a secura e “recuperar o Pulmão”.
o Ren Shen Ge Jie San – Fórmula para tonificar o Qi.
o San Ren Tang – Fórmula para remover o Calor-Humidade.
o Sang Ju Yin – Fórmula para libertar o exterior e o Vento-Calor.
o Sang Xing Tang – Fórmula para dispersar e hidratar a secura.
o Xiao Xu Ming Tang – Fórmula para libertar o Vento da pele e das meridianas.
o Xing Su San – Fórmula para dispersar e hidratar a secura.
o Xuan Bi Tang– Fórmula para eliminar o Vento-Humidade.

Xing Ren em Fitoki

Em Fitoki encontramos Xing Ren em duas fórmulas:

F002 -SANG JU WAN
V015-ELIMINAR O TAN

Ver Videomecum

F002 – SANG JU WAN liberta a superfície e expulsa o Vento-Calor e atua sobre a circulação do Qi de Pulmão com intenção para expulsar o fator patogénico. Quando existem sintomas de calor, esta fórmula ajuda a esclarecê-los e também é muito útil para a tosse do Pulmão. Sang Ju Wan tem três substâncias do grupo “libertar a superfície”: Sang Ye, Ju Hua, Bo He. Além disso, existem duas substâncias do grupo “tratar catarro, parar a tosse e a asma”: Jie Geng e Xing Ren, que direciona os efeitos para o Pulmão, abrem o peito, debloqueia o Qi e acalma a tosse, eliminando algum catarro que possa passar ao Pulmão devido ao Vento-Calor. Sang Ju Wan além disso tem Shi Gao para eliminar o Calor, especialmente se está prestes a entrar na camada de Qi. É uma forma de evitar o fator patogénico que passa desde a superfície para o interior. Lian Qiao é uma substância para remover Toxinas do Calor e em seguida, ajudar num início de dor de garganta, muito típico no frio por Vento-Calor ou outros sintomas, tais como erupções cutâneas, etc. Finalmente também tem Gan Cao para harmonizar a fórmula, atuando sobre o Qi do Pulmão e do Baço.

V-015 DISSOLVE O TAN é a principal variação para dissolver o Tan do Pulmão. Consiste em quatro substâncias do grupo “tratar o catarro, parar a tosse e a asma”. A variação V015 dissolve o Tan ou catarro visível, ajuda o Qi do pulmão e acalma a tosse e principalmente dirige as funções em direção ao peito e à garganta. É uma variação muito boa para usar só ou combinando com outras fórmulas para dissolver o Tan e o catarro do Pulmão.

Precauções e contraindicações

É aconselhável evitar doses elevadas, especialmente quando é consumido Xing Ren numa forma de sementes secas ou em pó. Também é aconselhável usar o baixo controle de um profissional. O uso de Xing Ren em fórmulas feitas é mais seguro e deve seguir as instruções do fabricante sobre a dose diária.

Lembre-se também que o Xing Ren é antagonista com as seguintes substâncias:

o Huang Qi (Rx.astragali)
o Huang Qi (Rx. Scutellariae)
o GE Gen (Rx. Puerariae)

Bibliografía:

o Acupuncture Today, Apricot Seed (xing ren), What is aprocot seed? What is it used for?, (Internet), Acesso 05/11/2018. Disponível em https://www.acupuncturetoday.com/herbcentral/apricot_seed.php
o American Dragon database, Xing Ren, (Internet), Acceso 05/11/2018. Disponível em https://www.americandragon.com/Individualherbsupdate/XingRen.html
o Borten.P. Xing Ren-Apricot Seed – Prunus, Chinese Medicine Database, (Internet), Acesso 12/11/2018. Disponível em https://chineseherbinfo.com/xing-ren-apricot-seed-prunus/
o Clark.H.,Sementes de alperce, (Internet), Acesso 27/11/2018. Disponível em https://www.terapiaclark.es/semillas-albaricoque.htm
o Garay, C., Méndez-Pendavis, C., Sales, J., Richard, T.,Compêndio de Fitoterapia Chinesa, Fitoki, 2010.
o Sacred Lotus database, Xing Ren, (Internet), Acesso 15/11/2018. Disponível em https://www.sacredlotus.com/go/chinese-herbs/substance/xing-ren-apricot-seed-kernel
o Y.Yang. Chinese Herbal Medicines – Comparisons and Characteristics, Churchill Livingstone, Elsevier, 2002.
o Z.Yifang, & y. Yingzhi, Your Guide to Health with Foods&Herbs – Using the Wisdom of Traditional Chinese Medicine, Better Link Press, 2012